sábado, 5 de fevereiro de 2011

ONDE O CÉU ACONTECE

Atual editora, 72 páginas, a partir do 8º ano  -                    ilustrações Ivan Coutinho

Fernando é jovem, tem dúvidas quanto à escolha de uma profissão, e, desde a infância, tem problemas de relacionamento com o pai, que é alcoólatra. Recentemente sofreu muito a perda do tio, poeta e jornalista, que sempre foi seu melhor amigo.

Com o tio, Fernando aprendeu que é preciso “fazer o céu acontecer nesta vida”. Pensando nisso, e estimulado pela namorada, ele resolve fazer uma viagem para dentro de si mesmo, e sai de casa de bicicleta, sozinho, durante as férias.
Enquanto pedala pela cidade, entra em contato com a bondade e com a maldade, consigo mesmo e com muitas pessoas e situações inesperadas.

Além de citar poemas e poetas (Drummond, Manuel Bandeira, João Cabral, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Andresen) na voz do tio de Fernando, a autora escolheu para epígrafe do livro versos do poeta Ferreira Gullar (também mencionado num dos capítulos).

Gullar, generosamente, cedeu para a abertura do livro versos de seu poema Extravio, de Muitas vozes: "Estou desfeito nas nuvens:/vejo do alto a cidade/ e em cada esquina um menino,/ que sou eu mesmo, a chamar-me".

22 comentários:

  1. olá, li esse livro e gostei muuuuuito! :D
    sou do sesi 390 de pirassununga, adoro seus livros, continue sendo essa maravilhosa pessoa, obrigado e um grande beijo

    anderson

    ResponderExcluir
  2. queria saber por que o livro tem esse titulo ? mais gostei muito desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título do livro ONDE O CÉU ACONTECE se refere ao que o avô do protagonista dizia: que é preciso fazer o céu acontecer na nossa vida, tentando se realizar pessoal e profissionalmente!

      Excluir
  3. Acabei de ler esse livro para um trabalho da escola, ele é realmente muito bom e inspirador. Além de se tratar de alguns problemas, como o Fernando convive com o pai alcoolatra, mostra o garoto indo procurar o que fazer e dentre disso ele passa por vários acontecimentos. Realmente, muito bom o livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro , mas de onde veio a ideia de escreve-lo ?

    ResponderExcluir
  5. Li hj o livro gostei mto..primeiro livro em toda minha vida eu li inteirinho..sem parar sem nada.eu nao gosto nada de ler..mais esse livro eu adorei parabens..

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li seu livro mais minha professora pediu para todo mundo da sala ler, mas pelo que vi em todos os comentários parece ser legal!Quando ler falo o que achei.

    ResponderExcluir
  7. Li o livro e adorei... Nao gosto muito de ler mais este livro fez com que eu me infiltrasse na historia... Amei. Parabens continue sendo esta escritora maravilhosa... <3

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse livro,achei o melhor que ja li,recomendo

    ResponderExcluir
  9. deve ser legal esse livro ne pessoal

    ResponderExcluir
  10. olá,parabéns pelo livro muito bom como prende e a sequencia como é contado,e a características dos personagens,só tenho elogios(marcos)8ºano A (Magi)

    ResponderExcluir
  11. Li o livro para o trabalho da escola e gostei muito da história que o livro conta.

    Escola Monsenhor Magi

    ResponderExcluir
  12. Olá,eu li esse livro para uma prova e gostei muito. Eu achei muito interessante,quando comecei a ler, cada vez dava vontade de saber o que ia acontecer e é isso !!
    Aline (Magi)

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do livro e achei muito interessante, e cada vez que eu lia queria saber o que iria acontecer depois, gostei muito daquela parte em que ele conhece Sophia, um amor que ocorreu na adolescência de seu avô (Tio)...adorei o livro e espero que você continue escrevendo livros igual a esse!
    Aline (Magi)

    ResponderExcluir
  14. É bom legal pois a história pode se refletir em pessoas que tem problemas familiares e tentar ajudar o mesmo serve para que já sofreu de pedofilia

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse livro no começo nao dava vontade de ler mas dps que comesei nao quiz mais parar BRUNO NATAL 8ANO A ESCOLA MAGGI

    ResponderExcluir
  16. Ola,eu sou a Larissa da escola Monsenhor Magi de Americana, e li o seu livro recomendado pela professora Sandra de português, para fazermos uma prova. Realmente, é incrível. Para começar esse título atrai muito aos leitores, pelo menos para mim. O livro retrata uma história vivida por muitos jovens tanto Boa como ruim.Parabéns pelo livro escrito. Espero ler mais livros da sua autoria. Um abraço
    Larissa.

    ResponderExcluir
  17. Amei esse livro, sou uma pessoa bem difícil de gostar de um livro não são todos que eu me interesso mais quando li esse livro amei parece que eu to dentro do livro. Cada vez mais que eu fui lendo fui mais me interessando. Parece que vc sabe como fazer que o leitor vire a página cada vez mais você está de parabéns.
    Marina coradelli/8anoA/ E.E.Emonsenhor Magi

    ResponderExcluir
  18. Gostei, muito desse livro pois mostrou a caminhada de Fernando descobrindo o que quer da vida ,teve muitas emoções e o livro mostra algumas coisas situações que vivemos no nosso dia dia . vitória 8 ano A Magi

    ResponderExcluir
  19. Gostei, muito desse livro pois mostra a caminhada de Fernando descobrindo o que quer da vida , acontece várias emoções,e o livro mostra o que acontece no nosso dia dia situações que passamos.vitoria 8 ano A Magi.

    ResponderExcluir
  20. Amei esse livro,não sou muito fácil de gostar de um livro mais me interessei muito com esse, parecia que eu estava dentro da história amei muito. Parece que você sabe como fazer um leitor virar a página cada vez mais adorei e meus parabéns.
    Marina Coradelli/8anoA/E.E.E Monsenhor Magi.

    ResponderExcluir
  21. Oi!tudo bem? (Estefania,magi 8aa)
    Gostei muito do seu livro achei muito interessante pois nos remete algo que e muito comum acontecer com alguns de nos no dia a dia e além de ser muito interessante o livro nos prende do começo ao filnal e nos desperta a curiosidade de saber o que vai acontecer #adorei#.

    ResponderExcluir