sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - RS


Tive o prazer de participar, pela segunda vez, da Feira do Livro de Porto Alegre, que, este ano, chegou a sua 57a. edição!

Agradeço à Sônia Zanchetta, coordenadora da Feira, e à Câmara Rio-Grandense do Livro, pelo convite, e à editora Moderna, que viabilizou minha visita.

Meu encontro com as crianças na Arena das Histórias aconteceu no dia 9 de novembro e foi um momento de alegria, emoção e interatividade. Os alunos fizeram perguntas e participaram ativamente. 

Ao conversar com os professores também percebi um real interesse e, mais do que isso, uma paixão pela literatura! Fiquei feliz ao saber de seu intenso trabalho de incentivo à leitura com os alunos. Agradeço a esses educadores e os parabenizo pelo ofício tão precioso.

As escolas presentes foram: Escola Papa João XXIII, de Cachoeirinha, representada pelas educadoras Cláudia, Dauraci, Sônia, Rosa, Andréa, Vanessa, Claudete e Mercedes, e a Escola Estadual de Educação Básica Marcus Vinícius de Moraes, de Sapucaia do Sul, representada pelos professores César e Marlise. 

Abaixo, algumas fotos registrando nosso encontro e também outros momentos da minha visita à Feira.












Equipe de educadoras da Escola Papa João XXIII

Professor Cesar da Escola Marcus Vinícius de Moraes e alunos

Este querido deseja ser professor. Parabéns pra ele!


Com a Elza, que, mais uma vez, me recebeu muitíssimo bem na Arena!


Depois do encontro na Arena das Histórias:

Com a Graça, na recém-inaugurada Biblioteca Moacyr Scliar

À noite, depois de participar do seminário da AEILIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto Juvenil)
Com Peter O.  Sagae, Hermes Bernardi Jr. e Tânia Alexandre Martinelli

Na segunda noite, após outra sessão do seminário:

Com Hermes Bernardi Jr., Sandra Pina e Anna Cláudia Ramos
Com Leo Cunha, Elaine Maritza e Caio Riter



Com Hermes, Maria Antonieta Cunha (Secretária Executiva do PNLL, que falou brilhantemente no seminário da AEILIJ) e Eliana Yunes (pesquisadora e professora de Teoria da Literatura, que também emocionou com sua participação no seminário)


Com Sandra Pina e Rogerio Barbosa

Antes de vir embora, no cais, ...
na praça...
parando para ver essa beleza de Ipê!...
e as estátuas em bronze dos poetas Drummond e Mario Quintana

Para finalizar, copio aqui algumas palavras da Sônia Zanchetta, coordenadora da Feira, para os educadores:

 "...quero deixar um abraço muito especial àqueles professores que prepararam com entusiasmo e seriedade os encontros de seus alunos com autores, considerando a visita à Feira como ponto culminante, mas não final, do trabalho realizado, na área da leitura, na escola. E, àqueles professores que ainda não são apaixonados pela leitura e que, por isto, mais do que por qualquer outro motivo, não conseguem formar leitores, convido-os a que conheçam, na sede da Câmara Rio-Grandense do Livro, nosso acervo de referência em Literatura Infantil e Juvenil. É impossível que não saiam de lá mais inspirados!"



4 comentários:

  1. PUXA SÔNI!!! DESSA VEZ VC ESTAVA LONGE HEIM??? QUE DELÍA DE ENCONTRO...CONHECER PESSOAS QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM A LITERATURA E AINDA POR CIMA LEVAM ISSO ADIANTE DEVE SER PRAZEROSO MESMO!!! MAIS UMA VEZ A PARABENIZO...DEUS A ABENÇOE SEMPRE NESSA MISSÃO!!!! BJSSSS DANI

    ResponderExcluir
  2. “A melhor coisa que você pode fazer por uma pessoa é inspirá-la.”
    Bob Dylan

    Você é uma inspiração!
    Abraços Dobrados,
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos, Sônia! Adorei! Realmente, a Feira de Porto Alegre nos proporciona grandes encontros.
    Beijão!

    ResponderExcluir