sábado, 6 de outubro de 2012

CHÁ DOS AVÓS NA ESCOLA VIVERDE

Fui convidada para participar de um encontro muito especial: "chá dos avós" na Escola Viverde, em Bragança Paulista. A escola também é especial, diferente da maioria. O nome diz tudo: VIVERDE. Realmente, o lugar nos leva a "viver o verde". 
No dia da minha visita, 21 de setembro, estava chovendo. Uma chuva abençoada, depois de longo tempo de seca e calor. O verde ficou ainda mais verde! Luminoso, brilhante, cheio de vida. 

Ao chegar, fui recebida pela bibliotecária Agueda Fernandes, que se tornou uma amiga querida, e pela adorável Regina, proprietária da escola. Almoçamos juntas e depois fomos passear de guarda-chuva! Além do verde, por todo lado (inclusive árvores preservadas dentro de salas de aula!) existe um mini-sítio com diversos animais e, ao fundo, uma graciosa casinha com fogão a lenha.

Depois de passear pela escola, fui conversar com as crianças na biblioteca. Os alunos dos 2os. anos leram dois livros meus: COISA BOA e O SEGREDO DA XÍCARA COR DE NUVEM, da editora Moderna. Parabenizo às professoras Janaina e Manuela, à coordenadora Elisandra e à Agueda, pelo belo trabalho realizado a partir da leitura! 

Após esse encontro, veio o momento tão esperado: a chegada de pais, avós e até bisavós dos alunos! Para minha surpresa, muitos me disseram que também haviam lido meus livros com seus filhos e netos. E que a leitura lhes trouxe agradáveis recordações. Fiquei emocionada... 

Antes do delicioso chá, houve apresentações das crianças, que também muito me emocionaram. E, ainda, a distribuição de um presente para todos os avós: uma xícara de porcelana! Também ganhei a minha, que, aliás, está aqui ao meu lado, cheinha de café. E não é que agora, enquanto escrevo, também está chovendo, como naquela tarde de 21 de setembro?! Dia "propício" para uma "xícara de carinho"... misturando um pouquinho dos dois livros. Quem os leu, entenderá... 

Abaixo, algumas fotos das muitas que tiramos. Agradeço ao Mauro, da editora Moderna, que me acompanhou e tirou as fotos.  

E agradeço, em especial, à Agueda, que muito se empenhou para que a minha visita à escola acontecesse!

Na entrada, belíssima homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, feita pelo professor de Artes





A maior parte da escola é de madeira e o telhado...
de capim-sapé!
Árvore preservada dentro da sala de aula
Foto tirada de cima da ponte (parte da escola está sobre um rio!)














Agora, voltando do mini-sítio para o encontro com as crianças:
Vista de uma das janelas da biblioteca
Com a turma do 2o. ano, Agueda, Manuela, Janaina e Clésia







Turma do 4o. ano que me surpreendeu com muito carinho!

Agora, o tão esperado chá com os avós: no pátio, mural com trecho do meu livro


As xícaras, que foram oferecidas aos avós
Mural feito pelas crianças: o retrato de seus avós!

Apresentação de poemas do livro COISA BOA


Entrega das xícaras
Também ganhei a minha!



4 gerações: filha, mãe, avó e bisavó!
Com Regina, que morava nesse lindo lugar e concretizou o sonho de transformá-lo numa escola!
Com Elisandra, Agueda e Clésia
Com a equipe da Escola Viverde
Linda cena: casal de avós indo embora juntinhos debaixo do guarda-chuva, emoldurados pelo verde!

3 comentários:

  1. SONIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE ESCOLA É ESSA É UM SONHO ...MEU DEUS QUE TUDO DE BOM VENDO AS FOTOS PUDE ENTENDER O SEU INTUSIASMO NO COMENTÁRIO DO POST SIMPLESMENTE MARAVILHOSA E UMA IDEIA TAMBÉM MUITO BOA...PARABÉNS TANTO A VC COM ESSA SIMPATIA GANHA A TODOS POR ONDE VAI QUANTO À ESCOLA QUE DEVERIA SER "COPIADA" EM VÁRIOS LUGARES DO NOSSO BRASIL...BJSSS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sonia!

    Tudo bem?

    Adorei seu blog, não sabia que você tinha um, eu também tenho é o http://artimanhascoloridas.blogspot.com.br/. Abordo diversos assuntos inclusivo proteção dos animais. Se quiser e puder de uma passadinha lá.

    Adorei o post da sua visita a escola, linda mesmo o máximo e concordo com a Dani Resende, as escolas do Brasil todo deveria seguir este maravilhoso exemplo.

    Parabens pelas homenagens você merece, bjão^.~

    ResponderExcluir