sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ENCONTRO COM ESCOLAS NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - RS

Participei, com enorme prazer, pela terceira vez consecutiva, da Feira do Livro de Porto Alegre. Promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) desde 1955, de forma ininterrupta, a feira foi registrada em 2010 como o "primeiro Patrimônio Imaterial de cunho cultural da cidade de Porto Alegre".

Através da CRL, não apenas durante os dias em que a feira acontece, um grande número de atividades e projetos de fomento ao livro e à leitura são desenvolvidos, como, por exemplo, "Fome de Ler", "Lendo pra valer" e "Adote um escritor", viabilizando encontros de autores em escolas e, ainda, levando as escolas até a feira.

Sobre os encontros de escolas com escritores, Sônia Zanchetta, que integra a comissão executiva da Feira do Livro de Porto Alegre desde 1997, diz: "Ao agendarem suas turmas para encontros com autores de literatura infanto juvenil, os professores assumem o compromisso de promover a leitura prévia de, ao menos, uma obra de sua autoria por todos os alunos e por todos os adultos que os acompanharão na visita à feira".

Dessa forma, o encontro torna-se mais rico, permitindo que os alunos conheçam um autor de quem já leram uma ou mais obras. Foi o que aconteceu este ano, quando recebi no Teatro Sancho Pança:

Escola Estadual  Engenheiro Parobé (da cidade homônima)
Escolas Municipais da cidade de Santa Tereza
Escola Estadual de Ensino Fundamental Porto Alegre (de POA)
Escola Estadual Antônio Stuart, de Santa Catarina

Foi um encontro de muita alegria, emoção e partilhas!

Vejam abaixo algumas fotos registrando essa luminosa manhã do dia 13 de novembro. (Muitas foram feitas pela Rosaly Senra, do programa "Universo Literário" da Rádio UFMG Educativa, a quem agradeço, não apenas as fotos, mas a presença!).


























Nenhum comentário:

Postar um comentário