quarta-feira, 8 de julho de 2015

TATU-BALÃO (Selo Altamente Recomendável - FNLIJ / Selecionado para a Campanha "Leia para uma criança" - Fundação Social do Itaú)

Nascimento de livro é sempre uma grande alegria! TATU-BALÃO é o meu décimo nono, mas parece ser o primeiro, pois a emoção se renova a cada livro, a cada nascimento!

Este é um livro especial. Conta a história de um tatu, mas também a minha, e a de muita gente. História de um sonho e, principalmente, da luta e persistência para realizá-lo! História de amor e de amizade. E de partilha! 

É o meu primeiro livro pela Editora Aletria (das queridas Rosana e Juliana Mont'Alverne), que fez um trabalho de edição primoroso! E as belíssimas ilustrações são da Simone Matias.



"Conheça a história de um tatu que não era feliz, não. Tinha um sonho na cachola: não ser bola, ser balão! 

Determinado, o tatu subia todos os dias no alto de uma montanha e, corajoso, se lançava desejando finalmente tornar-se... tatu-balão!

Será que ele conseguirá realizar seu sonho? 
Essa bela história sobre o direito de sonhar é contada em versos pela escritora Sônia Barros. 
O poema ganha ainda mais beleza com as ilustrações de Simone Matias".

Descrição:
Capa dura
36 páginas, 17,5 x 30 cm
Sugestão de leitura: pré leitores e leitores iniciantes

Seleção Itaú Criança 2015 • Prefeitura de Belo Horizonte 2016 / Altamente recomendável FNLIJ • Catálogo Literário Autorias da Diversidade SEE-MG 2016



























78 comentários:

  1. recebi seu livro pelo projeto do Itaú, vou contar para as crianças em sala.Parabéns pelo livro

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostaria de saber se é possível vc participar da semana literária da escola de meu filho em Resende -RJ em meados de maio de 2015 e como pode ser feito? Qual o valor para sua participação?
    ****Tatu balão é maravilhoso! Deus lhe abençoe tremendamente em nome de Jesus!
    Att.
    gersileiapinto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gersileia! São as editoras que fazem o agendamento das visitas às escolas, mediante a adoção dos meus livros. A escola deve entrar em contato com a editora dos livros adotados. Obrigada pelo interesse!

      Excluir
  3. Meu bebê tem 5 meses. No dia que recebi o livro fui ler para ele e me encantei ao perceber que ele estava quieto olhando e ouvindo com muito interesse. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, fico feliz ao saber disso! Beijinhos em seu bebê.

      Excluir
  4. Olá.
    Recebi o livro pelo projeto Itaú e simplesmente AMEI. A delicadeza do texto e das ilustrações fez eu e meu filho (10 anos) viajarmos na história. O de 2 anos, estava um tanto agitado, então, como já planejado iremos reler e viajar mais vezes. Obrigada pela obra.

    ResponderExcluir
  5. Lindo livro do tatu balão, eu e minhas filhas amamos. Sou Profe de artes e tenho alguns projetos de livros infantis, eu escrevo e minha colega ilustra. Pode nos orientar de como devemos fazer pra vender esses livros, somos iniciantes e não sabemos nada sobre esse assunto, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu apenas escrevo os textos e quem edita e comercializa é a editora, por isso não posso orientá-la nessa área... Beijo para as suas filhas!

      Excluir
  6. Bom dia, Sônia!

    Passando para parabenizá-la pelo livro TATU-BALÃO como também à Simone com suas belas e singelas ilustrações.
    Moro em Conselheiro Lafaiete- MG e possuo um site pedagógico, o facebook ouroPretinha Pretinha, (linka abaixo), onde publiquei ontem a música TATU-BALÃO, inspirada na obras literária já referida.
    Espero que aprecie!
    A turminha amiga da OuroPretinha ( que é uma bonequinha de pano pedagógica), adorou e a música colou que nem chiclete!
    A Fundação Itaú contribui muito com essa iniciativa quanto à leitura de ótimos livros!
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100008270809319

    Grande abraço!

    Mariângela
    www.vidaanascer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariângela, obrigada pela mensagem e pelo carinho. Vou visitar seu site para ouvir a música! :)
      Um abraço e parabéns pelo seu trabalho!

      Excluir
  7. Oi eu sou a Joana tenho 7 anos eu gostei muito do tatu balao eu gostaria de ler todos os livros seu beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Acabei de receber o livro tatu balão pelo itaú e achei lindo, tanto a historia quanto as ilustrações. Leio para minha filha de 1.8meses que adora e fica repetindo e me mostrando nas imagens tatu, menino, balão, Damião kkkkk. Parabéns pelo trabalho, queremos mais. Beijos Alessandra e Beatriz.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de receber o livro tatu balão pelo itaú e achei lindo, tanto a historia quanto as ilustrações. Leio para minha filha de 1.8meses que adora e fica repetindo e me mostrando nas imagens tatu, menino, balão, Damião kkkkk. Parabéns pelo trabalho, queremos mais. Beijos Alessandra e Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, muito obrigada pelo carinho! Um beijo pra você e outro especial para a sua filhota.

      Excluir
  10. Você faz estórias muito legais e poesias também. E eu adoro seu livro e toda noite eu leio o Tatu Balão. Obrigada pelo livro e pelo carinho de fazer ele pra mim. Nicole Carius FRAZÃO. 6 anos.

    ResponderExcluir
  11. Recebemos seu livro ontem pelo correio! Que delícia reviver a expectativa que eu tinha quando chegada o carteiro trazendo uma cartinha de amigas na pré-adolescência. Hoje meu filho que só conhece o mundo online acho que não entendeu bem minha emoção... mas mesmo assim tentei explicar! Combinamos de ler seu livro hoje à noite juntos... ele está começando a ler as primeiras palavrinhas. Mas eu não resisti e dei uma "lidinha" antes. Achei muito interessante. A história me fez pensar... refletir sobre a amizade na minha vida tão corrida de hoje. As ilustrações são belíssimas... de uma sinceridade incrível! As duas obras juntas são muito especiais! Parabéns Sônia! E obrigada por todas as emoções que me trouxe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela mensagem, Ana Luísa! Obrigada por partilhar. Beijos pra você e para seu filho!

      Excluir
  12. Acabei de receber o livro pela Fundação Itaú Social. Não vejo a hora de chegar em casa para ler com meu filho. ;) Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elton! Abraço pra você e um especial para seu filho!

      Excluir
  13. Recebi seu livro pela Fundação Itaú Social e estou encantado. Também sou autor, e apesar de ainda não ter escrito algum livro infantil, fico extremamente feliz ao ver obras como a sua.

    Adorei a leitura leve. Apesar de já adulto, senti-me novamente um garoto enquanto lia as rimas em cada página virada e me encantava também com as ilustrações. Perfeito!

    A criançada aqui ADOROU, já estou buscando novos títulos para aumentar a coleção.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Trabalho em uma creche aqui na cidade de Foz do Iguaçu, infelizmente não recebi o livro ainda mas estou no aguardo, até mais...

    ResponderExcluir
  15. Amei este livro, recebi um exemplar pelo projeto Itaú, adoraria ter outros livros teus, como faço para comprar?Estou montando um espaço dedicado a contação de histórias..sou pedagoga e artesã...adoraria que pudesse dar uma passadinha no meu blog...sucesso.aguardo retorno sobre os livros..ok Moro em Gramado/RS.
    dellicarioatelie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra! Tenho mais 16 títulos infanto juvenis, que você encontra nas livrarias, basta procurar pelo meu nome. Vou visitar seu blog. Parabéns pelo trabalho! bjs

      Excluir
  16. Olá Sônia, é com muita alegria que vou compartilhar com você minha experiência, logo assim que recebi os livros pela fundação Itaú, já me interessei de cara pela sutileza das ilustrações na capa e o título diferente, quando conheci a historia, delirei e vi a possibilidade de trabalhar diversas disciplinas com meus alunos, pois sou professora da sala de recursos e também do 1° ano(alfa). Foi então que levei para a escola e foi o maior sucesso! Português, matemática, ciências, artes,geografia e muito mais! Caso queira ver algumas fotos do meu trabalho, manda um zaap: 991291303.Muito obrigada, por nos proporcionar momentos mágicos!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo trabalho realizado, Rosangela! Obrigada pela mensagem e carinho. Beijos!

      Excluir
  17. Recebi o livro pela Fundação Itaú e fiquei encantada. Sou professora do 4º ano e meu maior sonho é me tornar escritora também, de literatura infantil. Muito em breve hei de fazer como o tatu, me agarrar numa rabiola e tornar o meu sonho real.
    No município em que trabalho acontece na secretaria municipal de educação um grupo de estudos dos professores da rede municipal e neste grupo planejamos atividades para os nosso alunos e executamos também, como se estivéssemos na sala de aula. Umas dessas atividades que acontece semanalmente é o projeto de leitura "Mala Viajante". Esta semana a mala está comigo e na próxima sexta-feira, eu chegarei de viagem contando a história do Tatu e do menino Damião, que conheci esta semana, durante meu passeio.
    Como lembranças da viagem preparei uma linda pipa de E.V.A que servirá como marcador de páginas.
    Farei a leitura também para os meus alunos.

    Parabéns pela bela mensagem que conseguiu transmitir através desta obra.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, professora (não me disse seu nome...). Parabéns pelo projeto de leitura e sucesso com seu sonho de se tornar escritora. Um abraço!

      Excluir
  18. Lindo deu livro Sonia! Parabéns! Também sou escritora e gostaria de saber como consigo parceria com o Itaú para produção de um projeto literário. Pode me informar? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dinamara! Respondendo à sua pergunta sobre a parceria: a escolha do meu livro pela Fundação Social do Itaú foi uma surpresa para mim. As editoras é que fazem a inscrição dos títulos, e não os autores. Boa sorte na sua carreira de escritora! Um abraço.

      Excluir
  19. Oi Sônia. Recebi o teu livro Tatu-balão, pela Fundação Itaú Social e gostei muito da história e das ilustrações, que casaram perfeitamente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rodrigo! Realmente as ilustrações da Simone Matias "se casaram" com a minha história. Também gostei muito do resultado. Um abraço.

      Excluir
  20. Boa tarde querida Sônia Barros. Estou escrevendo a mensagem por minha filha Mariana de 7 anos. Acabei de ler seu livro Tatu-Balão para ela e ela adorou a estória e as ilustrações.

    Está insistindo para eu te perguntar: você pode visitar a escola dela ( coisas de criança ta rsrsr)? Muito obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fabio. Fico feliz em saber que a Mariana gostou do meu livro. As visitas às escolas são agendadas pelas editoras a partir das solicitações de escolas que adotam meus livros. Adoro esse contato com os leitores! Um beijo para a sua filhota!

      Excluir
  21. oi Sonia gostei do seu livro o melhor que eu ja vi tenho 9 anos meu nome e pedro henrique lins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro Henrique! Que delícia saber que você gostou tanto assim do meu livro. :) Obrigada!
      Um beijo!

      Excluir
    2. obrigado sonia. bjs, Pedro Henrique

      Excluir
  22. Parabéns Sonia pelo seu livro, uma verdadeira "caixinha de surpresa", termo que você mesma usa. Li algumas vezes já para minha filha e ela mesma também já leu e adoramos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luís Carlos! Fico feliz que você e sua filha tenham gostado. Um beijo pra ela e um abraço pra você!

      Excluir
  23. Boa tarde Sônia!

    Eu tenho um irmão de um ano nós adoramos sua história TATU BALÃO meu irmão fica falando TATU E DAMIÃO eu leio pra ele quando eu termino de ler ele chora eu tenho 8 anos sou Mateus bom Trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mateus! Adorei saber que você lê o TATU-BALÃO para seu irmão! Um beijo para vocês dois. :)

      Excluir
  24. bom dia Sônia, me chamo Josias
    recebi seu livro Tatu-Balão, através do projeto do ITAU, eu e minhas filhas gostamos muito da sua "caixinha surpresa" ontem foi o o 2º livro que minha filha de 08 anos leu para sua irmã de 07 anos. após a leitura ficamos os 03 brincando de perguntas e respostas sobre o livro, terminamos como o tatu e Damião, rindo e rolando no chão.
    obrigado por fazer parte deste momento mágico entre pai e filhas.

    ResponderExcluir
  25. bom dia Sônia, me chamo josias,
    recebi seu livro Tatú-Balão, através do projeto do ITAU, ontem foi o 2º livro que minha filha de 08 anos leu para sua irmã de 07 anos. gostamos muito da sua "caixinha surpresa", após a leitura, nós 03 brincamos de perguntas e respostas sobre o livro, terminamos como o Tatú e Damião, brincando e ralando no chão.
    obrigado por fazer parte deste momento mágico, entre pai e filhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josias! Adorei saber que meu tatu-balão proporcionou essa alegria a você e suas filhas.
      Um abraço para vocês três! :)

      Excluir
  26. Oi Sônia! Li seu livro há 3 dias atrás para meu filho de 1 ano e 8 meses e desde então, ele não se cansa de pedir para ler de novo! Já tentei outros livros, mas ele vai lá onde o Tatu-Balão está guardado e me entrega. Já cheguei a ler 6 vezes seguidas! rsrs...
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Obrigada pela mensagem tão carinhosa. Beijo pra você e outro para seu filho! Continue lendo muito pra ele. :)

      Excluir
  27. Sônia. Conhece seu livro pela coleção do Itau. Quero parabenizar achei sensacional. Minha filha Maria Luizza achou muito legal. No dia 06/04/2016 irei ler para uma turminha na escola dela.Beijos e muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciani! Obrigada pelo carinho. Espero que a leitura na escola tenha sido bem divertida! Beijo pra você e pra Maria Luiza.

      Excluir
  28. Bom dia, Sônia. Tudo bem? Meu nome é Tatiana e sou graduanda em Psicologia pela Puc Minas. Meu filho de 5 anos (Fernando) e eu amamos seu trabalho. Tanto que no dia 01/06 vamos apresentar a história "Tatu-Balão" - Sônia Barros, em uma atividade da Faculdade. Gostaria da sua autorização para usar desse recurso, que é esse livro encantador. Att, Tatiana Bacelar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiana! Obrigada pelo contato. Pode apresentar a história em seu trabalho na faculdade, claro. É uma alegria pra mim! Beijo pra você e para o Fernando!

      Excluir
  29. Olá. Recebi o livro também pelo projeto do Itau. Meu filho de 2 anos o ama. Sabe de cor todo o livro. Ele fará 3 anos semana que vem e farei o Tatu-Balão o tema de sua festa surpresa em casa. Parabéns! Andrea Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea! Fico feliz em saber que seu filho gostou tanto assim do meu tatu-balão! Espero que a festa tenha sido muito especial! Obrigada! Um beijo pra você e outro pra ele.

      Excluir
  30. Linda a história do seu livro. Eu e meus pequenos adoramos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renise! Que bom! Beijo e carinho pra você e seus pequenos!

      Excluir
  31. Oi Sônia! Somos Théo de 7 anos e Valentina de 3 anos e acabamos de ler seu livro com a mamãe Samantha. Théo disse: "Eu achei ótimo porque me fez descobrir que todos os sonhos podem se realizar". Valentina disse que amou. A mamãe está encantada com a história e as ilustrações. Um beijo da nossa família.

    ResponderExcluir
  32. Olá, Samantha! Adorei saber a opinião do Théo e da Valentina sobre o meu tatu-balão! Beijo e carinho pra vocês três!

    ResponderExcluir
  33. Sonia, quero agradecer demais a sua criatividade e carinho! Meu filho adora seu livro do Tatu Balão, ele até sabe algumas falas decor. Muito fofo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Fe! Beijos pra você e para seu filho!

      Excluir
  34. Olá, Sônia!
    Hj meus filhos pegaram o livro do tatu-balão e pediram pra eu ler. Mas, resolvi pedir para eles lerem. Qdo o Arthur recitou com precisão a primeira página, saquei rapidamente o celular e comecei a gravar (link do YouTube abaixo).
    Detalhe: ele não sabe ler.
    Muito obrigado!
    https://youtu.be/l9iwERCVAm8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando! Só agora vi sua mensagem e fui correndo assistir ao vídeo. Que lindeza!!! Fiquei comovida. Parabéns! Beijos para o Arthur e para o Gustavo.

      Excluir
  35. Oi Sônia. Meu filho Isaac de 4 anos é encantado pela história do tatu-balão, sabe quase todas as frases,lemos essa historia todas as noites, a história tbm prende a atenção da Maria Julia de 1ano. Parabéns pelo carinho e pelo amor nessas histórias, iremos ler mais historias suas com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudiano! Obrigada pela mensagem. Fico feliz em saber que o Isaac e a Maria Julia se encantaram pelo tatu-balão. Beijo para os dois!

      Excluir
  36. Andrecsborges@yahoo.com.br3 de março de 2018 às 11:24

    Obrigado por fazer um livro tão legal. Leio ele repetidas vezes para meus dois filhos, Miguel e Guilherme. Adoramos viajar nessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André! Obrigada por sua mensagem. Que alegria saber que o Miguel e o Guilherme gostaram do meu tatu-balão! Beijos!

      Excluir
  37. Hoje li a História do Tatu-balão para meu filho de 10anos, e me emocionei bastante com o livro, pois você mostra que através de gestos tão naturais e simples podemos fazer grandes amizades com um ato tão simples. Chorei bastante, no fim vendo os dois rolando ladeira abaixo de felicidades, pois DAMIÃO mostrou ao TATU-BALÃO que a TRISTEZA não nos leva a lugar algum. Meu filho...hahahahah...mamãe..olha o tatu rolando a ladeira a baixo.....LINDA HISTÓRIA. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  38. Obrigada pelo carinho, Adriana! Beijo para você e para seu filho! :)

    ResponderExcluir
  39. A mensagem do livro é linda e o texto delicioso de ser lido. Foi o livro q escolhi para ler pro meu filho, desde a barriga. Hj ele é um bebezinho fofo e adora a história do tatu. Continuo lendo para ele e gostaria muito de agradecer a vc por compartilhar com a gente esse maravilhoso texto. Grande beijo! Marina e Theo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, só hoje vi sua linda mensagem... Muito obrigada, querida! Beijo carinhoso para você e para o Theo.

      Excluir
  40. oi Sônia, papai Jorge, Luca e Luís adoramos a história do tatu-balão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! Obrigada pelo carinho! Beijo carinhoso pra você, pro Luca e pro Luís!

      Excluir
  41. Oi Sônia Barros, eu sou Raul, tenho 7 anos e gostei muito desse livro, acabeide ler para meu irmão de 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raul! Que alegria receber sua mensagem! Muito lindo você lendo para seu irmão. Beijo carinhoso pra você e pra ele!

      Excluir