sábado, 5 de fevereiro de 2011

O SEGREDO DA XÍCARA COR DE NUVEM

Editora Moderna, 
56 páginas, 
Ilustrações de Ana Terra

Sugestão de leitura: leitor em processo 
Temas: relacionamento familiar e afetivo, valorização do idoso.

O segredo da xícara cor de nuvem é uma história encantada e, ao mesmo tempo, real. Uma princesa de porcelana em seu castelo-cristaleira passando de geração a geração.
Comovente história de Aninha, que um dia foi menina, neta de Ana, e hoje é avó da menina Marina.
O segredo tão secreto, quando, enfim, revelado, mostra que pequenos instantes podem ser grandes, como uma xícara transbordante de afeto a ser compartilhado. Pois a vida só vale quando existe partilha!


Preciosidade - transcrição de um cartão manuscrito recebido do escritor Bartolomeu Campos de Queirós sobre o livro:

Sônia, amiga minha
Gosto de arroz-doce. É um doce delicado, com sabor macio, leveza de nuvem, e faz bem para quem acredita que é preciso alimentar a alma.  
Assim foi seu livro. Chegou e li. Depois fiquei querendo mais como se raspando a xícara de arroz-doce. 
Muito obrigado, mais uma vez, e muita alegria sempre para continuar nos devolvendo a infância de maneira tão lúdica, inventiva e doce. 
Abraços do Bartolomeu Queirós


As ilustrações são de Ana Terra: http://www.anaterrailustra.blogspot.com/.


11 comentários:

  1. Pude realizar com meus alunos, trabalhos e reflexões lindíssimas referente a este seu filhote "O segredo da xícara cor de nuvem".
    Foram momentos grandiosos de aprendizados e de reflexões filosóficas que muito vieram ilustrar o nosso convívio de sala de aula e consequentemente, veio enobrecer e ilustrar conceitos talvez esquecidos ou deixados de lado.
    Esses momentos Sonia vieram fechar com chave de ouro nossos trabalhos, e ao mesmo tempo se tornou grandioso com sua prese3nça em sala que muito nos honrou.
    Agradeço pela oportunidade e desejo-lhe crescentes sucessos.
    Professora Elena

    ResponderExcluir
  2. Elena querida, seu trabalho enriqueceu o meu! Obrigada, de coração.

    ResponderExcluir
  3. O livro é bem interessante.
    Adorei.
    Obrigado por escrever esta "caixinha surpresa".

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA SÔNIA BARROS,

    COMEÇAMOS A LEITURA DO SEU LIVRO HOJE E JÁ ESTAMOS GOSTANDO MUITO.
    ESTAMOS CURIOSOS PARA SABER O SEGREDO DA XÍCARA. BEIJOS , ALUNOS DO 2º ANO DA ESCOLA VIVERDE.

    ResponderExcluir
  5. Sonia Barros estou adorando o seu livro " O Segredo da Xicara cor de nuvem", estou ansioso para saber as surpresas do livro.
    Estudo no segundo ano B da escola Viverde e estou esperando sua visita em nossa escola.
    Enzo Mazza

    ResponderExcluir
  6. Sonia adoro os seus livros.Estou trabalhando ONDE O CÉU ACONTECE com os alunos do 8 ano A da escola MONSENHOR MAGI- Americana. Eles ammaram e uma proposta do projeto foi deixar um comentário aqui sobre a obra.Aguarde eles são feras.Abraço PROFESSORA SANDRA

    ResponderExcluir
  7. Muita emoção e lágrimas. Foi assim que me vi no final do livro que li junto com minha filha, duas mulheres. Tantas mulheres passaram na minha vida, todas lindas e cheias de cola pelas marcas da vida. E mesmo assim, reluzentes como porcelana... Um belo texto que promove a reflexão de que mesmo com diversos golpes, podemos nos colar e tornarmos mais belos. Fantástico! Parabéns pelo texto, obrigada pelo momento mágico que tive com minha filha.

    ResponderExcluir
  8. Querida, que presente receber sua mensagem! Obrigada pelo carinho e generosidade de suas palavras. Fico feliz em saber que minha história tocou seu coração. Um beijo carinhoso pra você e sua filha.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. O livro pode ser adquirido em livrarias ou através da Internet. Se preferir, entre em contato comigo: barros.sp@gmail.com Tenho alguns exemplares disponíveis para venda.

      Excluir