A galinha cega que iluminou minha infância, me ensinando a ver o mundo com olhos de dentro, agora, através da literatura, pode iluminar o coração de muitas crianças!

Ilustrações: Odilon Moraes
Editora Moderna
32 páginas: 20 x 28
1a. Edição - 2018
Áreas envolvidas: Língua Portuguesa e Filosofia
Palavras-chave: Diferença / Cegueira / Compaixão
Temas: Vida familiar e social / Educação alimentar e nutricional
Sugestão de leitura: leitor em processo (2o. e 3o. anos do Ensino Fundamental)
Esta é a história de Biruta, uma galinha cega que não tinha nada de maluca! Numa delicada prosa poética, que ora diverte, ora emociona, Sônia Barros conta a vida de Biruta: suas aventuras e desventuras no galinheiro de um sítio, e o seu encontro comovente com uma criança. Encontro que leva a um desfecho inusitado, mostrando ao leitor que há diferentes maneiras de ver o outro e o mundo.
A leitura de Biruta (não apenas do texto, mas das imagens de extraordinária beleza e sensibilidade de Odilon Moraes) toca o coração das crianças e desperta seus "olhos de dentro" para o afeto, a amizade e a partilha. E, também, para a compaixão, sentimento cada vez mais raro nos dias de hoje.
![]() |
Alegria e gratidão: selo "Altamente Recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil |

(Biruta selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para o catálogo da Feira de Bolonha - Bologna Children´s Book Fair 2019)
BIRUTA também recebeu o "Prêmio Selo Cátedra 10 - Unesco de Leitura" da PUC-RIO/2019
PARA COMPRAR: https://www.martinsfontespaulista.com.br/biruta-594063.aspx/p
https://www.travessa.com.br/biruta/artigo/372e025b-f204-41ab-af88-47e7caa596e5
Parabéns Sônia pelas conquistas com o livro BIRUTA, que venha muitos mais...
ResponderExcluirObrigada! :)
ExcluirSonia amada, não li o livro ainda, estou esperando chegar, mas só pela sinopse e lembrando o livro O segredo da xícara cor de nuvem que me emocionou sobremaneira, tenho certeza de que esta história é mais uma dessas que foram escritas paras as crianças, mas que todo adulto deve ler. Sucesso sempre.
ResponderExcluirQuerida Cilmara, obrigada pelo carinho!
Excluir