quinta-feira, 9 de junho de 2011

VISITA AO ANGLO - PIRACICABA

Estive no Colégio Anglo Cidade Alta de Piracicaba, atendendo ao convite da professora Andréa e da coordenadora Lívia, que adotaram meu livro ASAS DE DENTRO, da editora Scipione. Fiquei muito satisfeita com a receptividade dos alunos (classes de 5o. ano), que partilharam comigo suas impressões após a leitura do livro. A professora Andréa fez um belo trabalho!
Foi uma tarde de alegria e emoção. Partilhei com os alunos uma história especial que vivi anos atrás com esse colégio:

Aos 15 anos, ao terminar a antiga 8a. série numa escola pública, consegui uma bolsa para cursar o ensino médio (antigo colegial) no Anglo de Piracicaba, após obter o primeiro lugar numa prova.  Eu me lembro de como fiquei feliz ao saber do resultado e, por alguns instantes, acreditei que seria possível realizar o sonho de estudar lá!
Infelizmente, isso não aconteceu, pois minha mãe adotiva, trabalhando como empregada doméstica, não poderia pagar as despesas com material escolar e transporte diário.
Tive, então, que abrir mão desse sonho, pois não havia escolha. Para ajudar nas despesas de casa, comecei a trabalhar durante o dia e a estudar numa escola pública à noite. Foi muito difícil e doloroso, mas, com o tempo, superei essa perda. Porque foi, sim, uma perda.

O tempo passou e anos depois, já com vários livros publicados, voltei a esse mesmo colégio. Autografei os títulos: O GATO QUE COMIA COUVE FLOR, UM BICHINHO SÓ PRA MIM, O QUE É QUE EU FAÇO, AFONSO? e DIÁRIO AO CONTRÁRIO. Centenas de alunos ouviram minha história. E eu senti que, de alguma forma, o que eu lhes contei foi um estímulo para que valorizassem o tesouro que tem nas mãos, pois, nem sempre, se dão conta disso...

Este ano retornei ao colégio e, mais uma vez, me emocionei. Quem poderia imaginar que eu voltaria como escritora ao colégio onde um dia desejei estudar, mas não pude? Essa perda, e outras tantas que superei em minha vida, me fortaleceram. E não revivo essa história com tristeza, mas com orgulho e gratidão.

Abaixo, algumas fotos dessa última visita, com os alunos de 5o. ano da professora Andréa de Lima, após a leitura de ASAS DE DENTRO.


Estou ao lado da professora Andréa de Lima

Estou entre as professoras Ana Cristina e Andréa


11 comentários:

  1. Oi, Sônia.
    Uma frase que gosto muito:
    "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." Atribuída a Clarice Lispector.
    História linda a sua. Parabéns.
    Abraços Dobrados,
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Amiga Sônia, parabéns, evento maravilhoso, receptividade mil.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Sônia, a vida muitas vezes dá uma puxadinha em nosso tapete, mas o tombo não deve ser motivo para deixarmos de sonhar... Veja só a força que conseguiu para chegar aonde chegou... Sua história não vale só para as crianças, vale também pra nós, adultos... Já falei e vou repetir quantas vezes forem necessárias: admiro muito seu empenho, sua dedicação... seu trabalho. Parabéns pelo seu retorno ao Anglo e pela bela lição que você passou a todos... bjos

    ResponderExcluir
  4. Passo a seguir este importante blog.
    Fço parte da USBES - União São-bentense de escritores de São Bento do Sul,SC.
    Esta semana está ocorrendo a feira do livro em minha cidade com vários eventos: lançamentos de livros,visitas de importantes escritores brasileiros, apresentações musicais etc...
    Hoje será a apresentação de Gabriel o Pensador.

    ResponderExcluir
  5. Linda história, em parte eu já conhecia, mas cada vez mais me orgulho de ser sua amiga, pela pessoa que é, pela escritora que é. Parabéns e que todos os alunos possam, além de se espelhar em seus pais, professores, também se espelhar em você. Bjs!
    Tânia

    ResponderExcluir
  6. Janaina Rocha Fragoso9 de junho de 2011 14:39

    Olá, Sônia!
    Fiquei emocionada com seu relato!
    E sempre fico feliz pelo sucesso das pessoas, apesar de suas dificuldades!
    Grata por compartilhar!!
    Sucesso sempre!
    bjks,
    Janaina

    ResponderExcluir
  7. Imagino sua alegria!!! Cheguei a arrepiar lendo seu relato!!! Maravilhoso!
    Pessoas com a alma de criança...
    Parabéns amiga e ainda vamos nos cruzar neste caminho fantástico!!!

    Adoro você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sônia.......tua missaõ é esta: ser exemplo de superação!!!
    Conehço sua história e isto me faz ser sua
    amiga -admiradora.
    Parabéns pelo trabalho lindo.... o conheço de perto.... já fomos parceiras( qndo eu lecionava).
    Sensível e bela és tu...é a tua arte.....
    bj gnde,
    Rita

    ResponderExcluir
  9. AI SÔNIA...DO JEITO QUE SOU UMA MANTEIGA DERRETIDA ...CHOREI COM SEU RELATO...QUE LINDO E QUE EMOCIONANTE...SUA HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE AS BENÇÃOS DE DEUS E A DETERMINAÇÃO NOS LEVAM A VIVER NOSSOS SONHOS INTENSAMENTE...PARABÉNS POR NOS ENSINAR MAIS ESSA LIÇÃO...BJSSS

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Sônia. Eu sei o quanto lutou na vida para chegar onde chegou. É uma escritora de sucesso e com muita determinação. Bem merecido essa conquista. Vc., como a Tia foram à busca da vitória e conseguiram, Parabéns. Hoje é uma excelente, escritora, Mãe, esposa, e adorável filha que cuida com muito selo de sua mãe adotiva.(Tia que eu admiro.) bjs. Regina F. Murbach.

    ResponderExcluir
  11. história bonita , vc merece tudo de bom que aconteceu

    bjo

    diniz gonçalves júnior

    ResponderExcluir