sábado, 5 de fevereiro de 2011

ONDE O CÉU ACONTECE

Atual editora, 72 páginas, a partir do 8º ano  -                    ilustrações Ivan Coutinho

Fernando é jovem, tem dúvidas quanto à escolha de uma profissão, e, desde a infância, tem problemas de relacionamento com o pai, que é alcoólatra. Recentemente sofreu muito a perda do tio, poeta e jornalista, que sempre foi seu melhor amigo.

Com o tio, Fernando aprendeu que é preciso “fazer o céu acontecer nesta vida”. Pensando nisso, e estimulado pela namorada, ele resolve fazer uma viagem para dentro de si mesmo, e sai de casa de bicicleta, sozinho, durante as férias.
Enquanto pedala pela cidade, entra em contato com a bondade e com a maldade, consigo mesmo e com muitas pessoas e situações inesperadas.

Além de citar poemas e poetas (Drummond, Manuel Bandeira, João Cabral, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Andresen) na voz do tio de Fernando, a autora escolheu para epígrafe do livro versos do poeta Ferreira Gullar (também mencionado num dos capítulos).

Gullar, generosamente, cedeu para a abertura do livro versos de seu poema Extravio, de Muitas vozes: "Estou desfeito nas nuvens:/vejo do alto a cidade/ e em cada esquina um menino,/ que sou eu mesmo, a chamar-me".

10 comentários:

  1. olá, li esse livro e gostei muuuuuito! :D
    sou do sesi 390 de pirassununga, adoro seus livros, continue sendo essa maravilhosa pessoa, obrigado e um grande beijo

    anderson

    ResponderExcluir
  2. queria saber por que o livro tem esse titulo ? mais gostei muito desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título do livro ONDE O CÉU ACONTECE se refere ao que o avô do protagonista dizia: que é preciso fazer o céu acontecer na nossa vida, tentando se realizar pessoal e profissionalmente!

      Excluir
  3. Acabei de ler esse livro para um trabalho da escola, ele é realmente muito bom e inspirador. Além de se tratar de alguns problemas, como o Fernando convive com o pai alcoolatra, mostra o garoto indo procurar o que fazer e dentre disso ele passa por vários acontecimentos. Realmente, muito bom o livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro , mas de onde veio a ideia de escreve-lo ?

    ResponderExcluir
  5. Li hj o livro gostei mto..primeiro livro em toda minha vida eu li inteirinho..sem parar sem nada.eu nao gosto nada de ler..mais esse livro eu adorei parabens..

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li seu livro mais minha professora pediu para todo mundo da sala ler, mas pelo que vi em todos os comentários parece ser legal!Quando ler falo o que achei.

    ResponderExcluir
  7. Li o livro e adorei... Nao gosto muito de ler mais este livro fez com que eu me infiltrasse na historia... Amei. Parabens continue sendo esta escritora maravilhosa... <3

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse livro,achei o melhor que ja li,recomendo

    ResponderExcluir
  9. deve ser legal esse livro ne pessoal

    ResponderExcluir