terça-feira, 30 de maio de 2017

NAS ASAS DO HAICAI

Ilustrações de Angela-Lago
Editora Aletria
64 páginas -  17 x 24 cm
2016 1ª edição

Será que é preciso ter asas para voar?

Neste livro você vai conhecer o voo inusitado de seres vivos ou inanimados.Cada jeito de voar é apresentado num haicai – uma forma especial de poesia nascida lá no Japão, mas que o mundo todo provou e aprovou. Aqui no Brasil, grandes poetas contribuíram para divulgar a arte do haicai, como Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, José Paulo Paes, e, ainda hoje, Leo Cunha, Alonso Alvarez, Nelson Cruz, Angela Leite de Souza e outros.

Trata-se de um divertido desafio: em apenas três versos, com um determinado número de sílabas, fazer o retrato de um momento presente. No caso deste livro, o retrato de um voo! Desejo que você também possa voar nas asas destes haicais, de A a Z. E, quem sabe, queira fazer retratos de alguns momentos que são especiais para você! 

Resenha no blog "Era outra vez" do jornal Folha de São Paulo
pelo repórter Bruno Molinero - 16/05/2017:

Diz um poema do moçambicano Eduardo White que “sílaba a sílaba / o verso voa”. Em “Nas Asas do Haicai”, é o alfabeto inteiro que bate asas por aí. A autora, Sônia Barros, cria versos curtos e precisos para cada letra. O neto e a neta voam com as histórias do avô. A janela aberta faz o olhar viajar. Até um urso voa!
Tudo sempre acompanhado por ilustrações da premiada Angela-Lago, que dá um charme extra à obra.

Apresentação do livro no site da editora Aletria:

"No livro Nas asas do haicai a premiada autora Sônia Barros faz o retrato de um voo, utilizando como fio condutor o alfabeto. Os versos de Sônia ganham ainda mais emoção com os desenhos de Angela-Lago que são verdadeiras obras de arte. Um dos mais importantes nomes da literatura infantil no mundo, Angela neste livro, inovou mais uma vez: usando a estética de desenhos de criança, quase garatujas, ela nos convida a refletir e sentir os haicais de Sônia."





Este livro tem um significado especial para mim, pois, além de ser dedicado à Fanny Abramovich, minha "fada-madrinha", que muito me ajudou a alçar voos, foi ilustrado pela Angela-Lago, que admiro desde sempre. Essa parceria, de ter um livro com desenhos da Angela, é um sonho realizado!












haicai letra O com animação - veja aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário