terça-feira, 10 de setembro de 2019

PALESTRA E AUTÓGRAFOS NA 17ª FEIRA DO LIVRO DE SERTÃOZINHO - SERTÃOZINHO/SP

Na noite de 5 de setembro, durante a Feira do Livro de Sertãozinho (da qual tive a honra de ser a patronesse), conversei com educadores e amantes da leitura sobre "o poder transformador do livro na existência humana". 

Foi uma conversa de muita emoção e pude partilhar um pouco do muito que os livros me ofereceram desde a infância. Ao contrário do que acontece na maioria das vezes na formação de um leitor, a pessoa que se fez ponte entre mim e o mundo da leitura não era um adulto leitor, ao contrário, era uma mulher que mal frequentou escola: minha mãe adotiva. Solteira e pobre, trabalhou a vida toda como empregada doméstica, essa mulher incrível me levava à biblioteca pública da minha cidade com tanta frequência que, aos oito anos, ganhei um prêmio como a criança que mais retirava livros do acervo!

Inesquecível também era o ritual de todas as noites, momento muito esperado por mim, em que ela me contava histórias sem saber o quanto estava iluminando o céu dos meus sonhos.  

Todo esse encantamento permanece em minha memória afetiva e, tenho certeza, foi essencial para que um dia nascesse em mim o desejo de ser escritora.

Nesse encontro na Feira de Sertãozinho também partilhei experiências que a leitura literária me proporcionou ao longo da vida, livros que me marcaram e contribuíram para minha formação. No final, autografei alguns dos meus títulos. Muitas crianças estavam presentes!

Agradeço à Secretária da Educação de Sertãozinho, Otávia Assumpção, ao  Diretor das Bibliotecas Públicas Municipais e também organizador da Feira, Leandro Aprile, e a cada um que lá esteve. Foi uma noite especial, de afeto e partilha! 

(Com a Secretária da Educação de Sertãozinho - Otávia A. P. Assumpção)




(Com Leandro Aprile, organizador da Feira e diretor das bibliotecas públicas municipais, e sua equipe maravilhosa!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário