quarta-feira, 27 de julho de 2011

ARENA DAS HISTÓRIAS - Porto Alegre - RS

Esta semana tive uma agradável surpresa! Recebi algumas fotos, por e-mail, de um encontro especial:  gostoso bate-papo com alunos de escolas de Porto Alegre reunidos na "Arena das Histórias" durante a Feira do Livro no ano passado. 

Quem me passou as fotos foi uma das professoras presentes, Anna Lúcia Ribeiro de Souza, a quem agradeço a gentileza. Seus alunos leram meus livros "Coisa boa" e "O gato que comia couve-flor" e sabiam os poemas de cor!

Alunos das outras duas escolas presentes leram "Um bichinho só pra mim", "Saudade doída", "O que é que eu faço, Afonso?" e "Passeio no trem da poesia". 

Quero partilhar esse encontro (que deve repetir-se em novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano!). Vejam as fotos:





PROGRAMA DE LEITURA ADOTE UM ESCRITOR: Aproveito para partilhar outro momento especial vivido também em Porto Alegre: minha participação no importantíssimo Programa de Leitura "Adote um escritor".

Abaixo, um pequeno registro do dia inesquecível que passei na EMEF Nossa Sra. de Fátima. Todas as crianças se envolveram na leitura dos meus livros. No final, ganhei até uma xícara decorada com uma das ilustrações do livro "O segredo da xícara cor de nuvem". Lindíssima!

Pena que só tenho essa foto...

Estou ao lado da coordenadora (pessoa muito especial!) Denise Arina Francisco

 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

VISITA AO ANGLO - PIRACICABA

Estive no Colégio Anglo Cidade Alta de Piracicaba, atendendo ao convite da professora Andréa e da coordenadora Lívia, que adotaram meu livro ASAS DE DENTRO, da editora Scipione. Fiquei muito satisfeita com a receptividade dos alunos (classes de 5o. ano), que partilharam comigo suas impressões após a leitura do livro. A professora Andréa fez um belo trabalho!
Foi uma tarde de alegria e emoção. Partilhei com os alunos uma história especial que vivi anos atrás com esse colégio:

Aos 15 anos, ao terminar a antiga 8a. série numa escola pública, consegui uma bolsa para cursar o ensino médio (antigo colegial) no Anglo de Piracicaba, após obter o primeiro lugar numa prova.  Eu me lembro de como fiquei feliz ao saber do resultado e, por alguns instantes, acreditei que seria possível realizar o sonho de estudar lá!
Infelizmente, isso não aconteceu, pois minha mãe adotiva, trabalhando como empregada doméstica, não poderia pagar as despesas com material escolar e transporte diário.
Tive, então, que abrir mão desse sonho, pois não havia escolha. Para ajudar nas despesas de casa, comecei a trabalhar durante o dia e a estudar numa escola pública à noite. Foi muito difícil e doloroso, mas, com o tempo, superei essa perda. Porque foi, sim, uma perda.

O tempo passou e anos depois, já com vários livros publicados, voltei a esse mesmo colégio. Autografei os títulos: O GATO QUE COMIA COUVE FLOR, UM BICHINHO SÓ PRA MIM, O QUE É QUE EU FAÇO, AFONSO? e DIÁRIO AO CONTRÁRIO. Centenas de alunos ouviram minha história. E eu senti que, de alguma forma, o que eu lhes contei foi um estímulo para que valorizassem o tesouro que tem nas mãos, pois, nem sempre, se dão conta disso...

Este ano retornei ao colégio e, mais uma vez, me emocionei. Quem poderia imaginar que eu voltaria como escritora ao colégio onde um dia desejei estudar, mas não pude? Essa perda, e outras tantas que superei em minha vida, me fortaleceram. E não revivo essa história com tristeza, mas com orgulho e gratidão.

Abaixo, algumas fotos dessa última visita, com os alunos de 5o. ano da professora Andréa de Lima, após a leitura de ASAS DE DENTRO.


Estou ao lado da professora Andréa de Lima

Estou entre as professoras Ana Cristina e Andréa


sábado, 28 de maio de 2011

VISITA AO COLÉGIO MADRE CECÍLIA - CAMPINAS - SP

Estive no Colégio Madre Cecília, em Campinas, participando da Feira do Livro no dia 13 de maio. Há vários anos sou convidada para participar do evento e fiz muitos amigos nesse colégio.

Lembro-me com especial carinho da Irmã Terezinha, já falecida, que sempre me chamava de "Sônia Braga". Uma vez, ao autografar um dos livros das crianças, eu me confundi e escrevi Sônia Bra... em vez de Barros!
Eu a conheci em 1997, logo depois do nascimento do meu livro Um bichinho só pra mim, da Quinteto editorial. Irmã Terezinha, que amava os animais, ficou encantada com o livro e o apresentou às professoras. Vários anos seguidos estive no colégio para autografar esse livro para as crianças das primeiras séries.

Na mesma época em que meu livro infantil foi adotado, o juvenil Diário ao contrário, da editora Atual também sensibilizou a professora Conceição Andrade, que passou a adotá-lo todos os anos. No ano passado, Conceição, (que se tornou uma amiga muito querida!) também adotou O segredo da xícara cor de nuvem, da editora Moderna, e eu estive no colégio para autografar os livros dos alunos e conversar com eles.

Neste ano, o livro escolhido foi Segredos de seis corações, da editora Scipione. Foi um encontro especial e eu agradeço à professora Conceição, às coordenadoras Maria Carolina e Tereza, e à bibliotecária Lucimara pelo convite para visitar, mais uma vez, a Feira do Livro do Colégio Madre Cecília.

Abaixo, algumas fotos do meu encontro com os alunos.







sábado, 14 de maio de 2011

VISITA AO COLÉGIO ANTARES - Americana - SP

Estive no Colégio Antares (onde lecionei anos atrás), visitando a Feira do Livro.
Todos os anos, desde que meu primeiro livro foi publicado, sou convidada para participar do evento. Agradeço à equipe do colégio pelo carinho e valorização do meu trabalho!
Neste ano os livros adotados foram "Um bichinho só pra mim", da Quinteto editorial, para as classes de 2o. ano e "Ciranda mágica", da editora Positivo, para as classes de 3o.

Abaixo, algumas fotos registrando minha visita no dia 11 de maio.


Sueli Gonçalves (coordenadora do Fundamental I) e eu


Alunos do 2o. ano, coordenadora Sueli, professora Giovana e professora assistente Jaqueline

   
Autografando "Ciranda mágica" (na mesa, esculturas de Sandra Guinle, que estão no livro)


Alunos do 3o ano, coordenadora Sueli e professora Conceição


Esculturas dos alunos do 3o. ano, da professora Conceição, a partir do livro "Ciranda mágica"
    

Alunos do 2o. ano, coordenadora Sueli e professora Marila

Alunos do 2o. ano, professora Elenice e coordenadora Sueli



Cartinhas e desenhos dos 2os. anos após leitura de "Um bichinho só pra mim"



Alunos do 3o. ano, da professora Lourdes (que não pode estar presente) e professora Mariana

Autografando "Ciranda mágica" (na mesa, esculturas de Sandra Guinle, que estão no livro)


Esculturas dos alunos do 3o. ano, da professora Lourdes, a partir do livro "Ciranda mágica"

Professora Conceição (me entregando poemas escritos pelas crianças a partir do livro "Ciranda mágica") e Sueli
 


segunda-feira, 2 de maio de 2011

VISITA AO COLÉGIO PILARES

Estive no Colégio Pilares, aqui em Santa Bárbara d´Oeste, conversando com as classes de 1o. e 2o. anos.
A primeira turma, da professora Gisele, leu meu livro "Passeio no trem da poesia", e a segunda turma, da professora Bianca, leu "Ciranda mágica", ambos da editora Positivo. 

Foi uma tarde especial! Li alguns poemas, respondi a muitas perguntas e assisti à apresentação das crianças, que fizeram poemas, textos e desenhos maravilhosos! No final, autografei os livros.

Durante a Tarde Literária, no dia 28 de abril, recebi uma homenagem das duas classes. Fiquei comovida e agradeço, de coração, à equipe do Colégio.

Abaixo, algumas das fotos do evento:
 

 
Alunos da professora Gisele - 1o. ano
 

Alunos da professora Bianca - 2o. ano

Alunas da professora Bianca - 2o. ano


Hora do lanche com os alunos do 1o. ano!



Alunos do 1o. ano, professora Gisele e eu!

 
Alunos do 2o. ano,  professora Bianca e eu!
Priscila (coordenadora do fundamental I), eu e Gisele (prof. do 1o. ano)


Lílian (prof. assistente do 1o. ano), eu e Bianca (prof. do 2o. ano)
 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENTREVISTA - LITERATURA INFANTOJUVENIL

Recebi um convite muito especial da escritora e design Tereza Yamashita para responder a uma minientrevista sobre literatura infantojuvenil. Tereza já entrevistou vários autores e ilustradores em seu site "Abraços Dobrados", e vale a pena conferir: aqui

Também vale a pena conhecer seu mais novo livro, "A menina vermelha", escrito em parceria com Luiz Brás.



http://www.youtube.com/watch?v=eQd3QOluz6o

Conheci a Tereza durante o lançamento da Antologia "Era uma vez para sempre", organizada pelo escritor Marcelo Maluf. Vinte autores participaram da Antologia: Cláudio Fragata, Tatiana Belinky, Heloísa Prieto, Jorge Miguel Marinho, Silvana Tavano, Luiz Roberto Guedes, Tereza Yamashita, Daniela Pinotti Maluf, Índigo, Maria José Silveira, João Anzanello Carrascoza, Tânia Alexandre Martinelli, Luiz Bras, Sandra Pina, Marilia Pirillo, Cláudio Brites, Valquíria Prates, Leo Cunha, Marcelo Maluf e eu. 
Foi uma tarde especial, e contamos com a presença da grande escritora Tatiana Belinky, que estava comemorando seus 90 anos!


Depois disso, Tereza e eu trocamos livros e e-mail´s. E agora, com muita alegria, recebi seu convite para a entrevista. O porta-retrato, belíssimo, foi ela quem fez!

Leia a entrevista aqui.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MÊS DO LIVRO


Cartaz para uma feira do livro

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

(Mario Quintana, Caderno H)