sábado, 10 de novembro de 2012

EMEI JP "MEU AMIGUINHO" - PORTO ALEGRE Programa de Leitura "Adote um Escritor"


Desenvolvido desde 2002, através de uma parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, o programa de leitura "Adote um escritor" promove encontros de autores com os alunos das 96 escolas da rede municipal. Cada escola escolhe seu autor!

Esta é a segunda vez que participo do programa. Em 2010 tive a alegria de ser "adotada" pela Escola Nossa Senhora de Fátima, que fez um belíssimo trabalho a partir da leitura dos meus livros. 

Desta vez foi a EMEI JP Meu Amiguinho que me escolheu! Durante vários meses as crianças leram meus livros e fizeram diversas atividades a partir de cada história, cada poema, personagem...

Antes mesmo da minha visita, pude conhecer um pouquinho dessa escola, pois recebi desenhos, cartinhas e fotos que as professoras me passaram por e-mail. Finalmente, no dia 26, pudemos nos encontrar!

Foi um encontro delicioso, cheinho de surpresas. Recebi muito carinho, muita atenção das crianças, da diretora Cris Fagundes, das professoras Simoni, Morgana e Lisandra, das estagiárias Marina e Naty, e da Rose Machado, coordenadora do "Adote um escritor" na escola. 

A essa equipe maravilhosa deixo aqui o meu abraço e o meu muito obrigada, de coração! E parabéns pelos trabalhos tão bonitos que foram realizados. Trouxe para casa, além das flores "sempre-vivas", que estão na minha sala, lindos cartões e até uma réplica da Biruta, galinha cega, personagem do meu livro COISA BOA.

Abaixo, as fotos registrando essas e outras alegrias do encontro:


Poema "Dose certa" do livro PASSEIO NO TREM DA POESIA pendurado no teto (adorei!)
Foi uma delícia ler UM BICHINHO SÓ PRA MIM e ouvir os "palpites" das crianças
Também quiseram ouvir a história do Pipoca: "O gato que comia couve-flor"
Até um gambá foi confeccionado por causa do poema "O pum do gambá" do livro PASSEIO NO TREM DA POESIA

Distribuição de mexericas (ou bergamotas, como dizem no Sul) após a leitura do poema "Mexerico" também do livro PASSEIO NO TREM DA POESIA




Biruta, a galinha cega de um dos poemas do livro COISA BOA (trouxe para casa!)
Recebendo a Biruta...




Desenhos lindos que as crianças fizeram e queriam me mostrar!
Pinturas de girassol inspiradas no livro COISA BOA...
... e até plantação de girassol (olha o vasinho no meio, cheio de brotos, só falta florir)
Mais plantação de girassol!
Antes de vir embora, brincando no gira-gira

Última foto, já sentindo saudade...

Obrigada, queridas, por terem me escolhido. Foi maravilhoso estar com vocês e com as crianças! Parabéns pela dedicação a esse ofício tão precioso!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - RS - TERRITÓRIO DAS ESCOLAS

No dia 26 de outubro tive o prazer de fazer a abertura do "Território das Escolas" na Feira do Livro de Porto Alegre. É sempre maravilhoso participar dessa feira que desenvolve projetos importantíssimos, não apenas de incentivo à leitura, mas também de inclusão social e cultural. 

Este ano, para minha surpresa, reencontrei um professor querido: José César Silveira. No ano passado ele já havia estado comigo na "Arena das Histórias" com alunos da Escola Estadual Vinícius de Moraes, de Sapucaia do Sul. 

Fiquei muito emocionada ao ver a faixa que ele e a professora Liane, com alunos da Escola Maria Lygia Andrade, da cidade de Esteio, haviam preparado para me receber. Com desenhos e frases referindo-se ao meu livro COISA BOA, fizeram esse presente que eu fiz questão de trazer para casa:


Além dessa escola, participaram do encontro alunos e professores da EMEF Wenceslau Fontoura e EMEF Loureiro da Silva, ambas de Porto Alegre. 

Foi uma manhã especial, em que contei às crianças um pouquinho da minha história de amor pela literatura: da maravilhosa mãe adotiva, que, mesmo sem dinheiro para comprar livros, me levava à biblioteca municipal com frequência e me contava histórias todas as noites, semeando em mim essa paixão que me acompanha até hoje!  Li alguns poemas, trechos de livros, respondi perguntas... enfim, dei e recebi muito carinho.

Agradeço aos professores presentes, parabenizando-os pela dedicação e desejando que permaneçam firmes nessa missão de educar e transformar vidas!

Agradeço também à Sônia Zanchetta e à equipe da Câmara Rio-Grandense do Livro pela oportunidade de  participar de projetos tão preciosos. Falando nisso, nesse mesmo dia, no período da tarde, fui homenageada na EMEI JP Meu amiguinho, de Porto Alegre, que me escolheu no programa de leitura "Adote um Escritor".

Abaixo, algumas fotos registrando o encontro no "Território das Escolas":















Alunos da EMEF Wenceslau Fontoura me entregando lindos trabalhos feitos a partir do livro COISA BOA










Professor José César 


Valdeci, da equipe da Feira do Livro, que me recebeu muitíssimo bem!



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

26a. FEIRA DO LIVRO DE CACHOEIRINHA - RS

No dia 25 de outubro estive pela primeira vez na cidade de Cachoeirinha no Rio Grande do Sul. Já gostava da cidade antes mesmo de conhecê-la, pois tenho amigos especiais que são de lá! Então foi com muita alegria que recebi o convite para visitar a 26a. Feira do Livro de Cachoeirinha!

Este ano o símbolo escolhido para a feira foi o tsuru, pássaro japonês da longevidade e da paz. Diz a lenda que, se confeccionarmos mil tsurus em origami (dobradura), querendo muito que algo se realize, certamente isto ocorrerá. Por vários meses seguidos tsurus foram confeccionados em escolas, bibliotecas e em vários outros lugares da cidade para serem distribuídos durante a feira. (Eu trouxe o meu!)

O desejo a ser alcançado depois dessa maratona de confecção de tsurus foi definido pelas regentes das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino: que a feira do livro despertasse o encantamento pela leitura em todos os que lá estivessem!



Ao chegar, uma emoção: recebi de Simone Medeiros, coordenadora da Feira, um exemplar do meu livro juvenil ONDE O CÉU ACONTECE, da editora Atual, transcrito para o braille! 


Atrás da versão original, os exemplares em braille
Reprodução da capa, feita por alunos da  EMEF Carlos Antônio Wilkens, de Cachoeirinha
(a ilustração original é de Ivan Coutinho)

Agradeço, de coração, à professora Isabel Sant´Anna e toda a equipe da Confraria das Letras em Braille do RS pela oportunidade de participar desse importante projeto de inclusão.  Não apenas o meu livro, claro, mas outros títulos também foram transcritos para o braille. Duas autoras, que tive o prazer de conhecer, Ana Mello (patrona da feira) e Laís Chaffe, também participaram do lançamento com o livro "Perseu/Medusa".


Apresentamos os livros aos alunos presentes, explicando como acontece a leitura em braille pelos cegos. Alguns, de olhinhos fechados, passaram a mão nas páginas do livro para sentir o código em relevo. Foi um momento de grande alegria!

Após o lançamento dos livros em braille, chegou a vez de conversar com alunos e professores presentes. Outro momento especial!










Foi muito bom rever minha querida amiga Dauraci Furtado, que estava lá com alunos da EMEF Papa João XXIII, escola que me escolheu para patrona de sua Feira do Livro! Obrigada, Dauraci!





Alunas da EMEF Papa João XXIII dizendo que estariam me esperando no sábado, dia 27, na Feira do Livro da escola !






Com Simone Medeiros e Silvia Muzykant da Silva, coordenadora da Secretaria de Cultura de Cachoeirinha
Meu muito obrigada a todos que me receberam tão carinhosamente nesse importante evento literário. Além das pessoas citadas acima, também agradeço à Sônia Zanchetta da Câmara Rio-Grandense do Livro e à Adriana Veiga, da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha.

Foi muito bom estar com vocês! E que Cachoeirinha seja, cada vez mais, uma cidade de leitores!