No dia 2 de outubro, tive o prazer de visitar o Colégio Pio XII, que, pelo terceiro ano consecutivo, adotou meu livro LETRAS CADENTES, editora Atual (Saraiva), para as turmas do 5o. ano.
É comovente sentir o quanto os alunos se envolvem com a história, tão distante da realidade deles. E, talvez por isso mesmo, se sintam tocados...
"Benedito, menino que mora no morro, deseja o que muitos meninos já têm, mas não se dão conta do valor do tesouro: ir à escola!
Obrigado a deixar esse sonho de lado, passa os dias recolhendo papelão nas ruas. Também cuida do irmão caçula, pesca às margens do Rio Bonito (que não é mais tão bonito...), joga bola, empina pipa.
Na terra do quintal, rabisca. Uma careta, um cachorro, um caminhão, uma pipa, uma casa... Mas o que ele deseja mesmo é alcançar as letras cadentes que iluminam seus sonhos, para, um dia, desenhar e desvendar palavras!"
A partir da história, os alunos fizeram uma releitura da obra de Cândido Portinari, que retrata brincadeiras de infância. Adorei os trabalhos, muito criativos, que estavam expostos durante o encontro. Também fiquei sensibilizada com as perguntas e os comentários, bastante sensíveis, das três turmas que se encantaram com o menino Benedito.
Agradeço a acolhida da coordenadora Deise, da bibliotecária Marli e das professoras Fernanda, Graziela, Flávia e Alexandra. E as parabenizo pelo excelente trabalho de incentivo à leitura, de valorização do livro, da arte e da vida!
Também agradeço aos divulgadores Jaime e Karin, da editora Saraiva, que me acompanharam durante o evento.
Abaixo, algumas fotos dos encontros da manhã e da tarde:
Com as professoras Graziela e Flávia |
Com a professora Alexandra e alunos do 5o ano C |
Abaixo, os belos trabalhos dos alunos. Fiquei encantada com tanta criatividade e capricho!
Com a Karin, da editora Saraiva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário